O Governo irlandês está à procura de pessoas que queiram morar nas suas ilhas mais desabitadas. Para isso, está a oferecer milhares de euros a quem aceite o desafio. Mas há condições.
O programa “Our Living Islands” irá proporcionar a quem vá morar para uma das 30 ilhas costeiras da Irlanda um prémio de mais de 80 mil euros (cerca de 5,5 milhões de meticais). De acordo com o Governo irlandês, o grande objectivo deste projecto é atrair novos moradores e “garantir que as comunidades sustentáveis e dinâmicas possam continuar a viver nas ilhas da costa durante muitos anos.”
Com cerca de cinco milhões de habitantes, a grande parte situa-se no centro do país, estando muitas ilhas irlandesas pouco habitadas e a precisar urgentemente de quem faça delas uma comunidade estável. Segundo o Governo, todas precisam de um maior número de habitantes, de uma diversificação de economias insulares, de melhorar os serviços de saúde e bem-estar e de construir futuros sustentáveis.
É então necessário que apostem nelas no sentido de aumentar a população da região e, para isso, irão também desenvolver uma melhor e maior rede de transportes para que quem lá habite não sinta necessidade de ir embora por falta de qualidade de vida.
O que é que tem de fazer para ser um dos sortudos?
Comprar uma propriedade construída antes de 1993 que não esteja habitada há pelo menos dois anos. Algumas das ilhas elegíveis são Arranmore, Clare Island, Bere e Inis Mór. O dinheiro será atribuído durante dez anos e deverá ser usado apenas para remodelações, melhorias nas habitações e também em algumas decorações.
Para saber mais sobre o programa irlandês, este site tem todas as informações relativas ao mesmo.