A forma como encomendamos comida online está prestes a mudar graças a uma nova tecnologia chamada BreathTech. Um relatório encomendado pela empresa britânica de entrega de comida online Deliveroo sugere que, até ao ano 2040, as pessoas terão a capacidade de provar virtualmente a comida, antes mesmo de a encomendarem através de uma aplicação.
De acordo com o portal de notícias Zap Aeiou, a BreathTech tem uma característica única que permite aos utilizadores respirar nos seus smartphones para determinar se a comida é saudável ou não. Esta tecnologia inovadora vai utilizar a Inteligência Artificial para adaptar as dietas de acordo com a fisiologia pessoal de cada indivíduo, automatizando e personalizando as suas escolhas alimentares.
Além disso, a realidade virtual e a realidade aumentada também desempenharão um papel fundamental nesta revolução gastronómica. Estas tecnologias poderão ser utilizadas para enganar até os mais resistentes ao consumo de vegetais, fazendo-os acreditar que estão a saborear um pedaço de chocolate, por exemplo.
Para aqueles que desejam reduzir ou mesmo deixar de consumir álcool, esta tecnologia oferecerá também a possibilidade de experimentar o sabor do verdadeiro vinho sem a presença de álcool.
E para saciar a imaginação dos mais excêntricos, a tecnologia do futuro pode mesmo permitir jantares de realidade virtual, possibilitando aos consumidores criar cenários de sonho, talvez até com as suas celebridades favoritas.