A funcionalidade Stories, popularizada pelo Snapchat em 2013 e mais tarde adoptada por empresas como a Meta em plataformas como o Facebook, Instagram e WhatsApp, está a caminho do Telegram.
Contrariando a tendência até à data, o Telegram resistiu à tentação de incorporar a funcionalidade na sua plataforma. No entanto, essa resistência chegou ao fim. Pavel Durov, fundador do Telegram, anunciou que o recurso estará disponível a partir do próximo mês.
De acordo com Durov, o Telegram não vai simplesmente copiar o recurso dos seus concorrentes – a implementação será feita “à maneira do Telegram”, o que significa que os usuários poderão escolher quem pode ver cada um dos seus stories com precisão: público total, apenas contactos com excepções, alguns contactos seleccionados ou uma lista de amigos próximos.
As histórias serão apresentadas numa secção expansível no topo da lista de conversação e será fácil ocultar as que são publicadas por qualquer contacto. A funcionalidade suportará legendas, fotografias e vídeos capturados simultaneamente pelas câmaras frontal e traseira.
Uma história poderá expirar em seis, 12, 24 ou 48 horas, dependendo da escolha do utilizador ou pode ser definida para ser permanentemente apresentada no perfil, com definições de privacidade individuais para cada uma. Em breve, também será possível republicar as mensagens do canal nos Stories.
Durov revelou ainda que, após testes internos da funcionalidade, até os membros mais cépticos da equipa começaram a apreciá-la. Agora, nenhum deles consegue imaginar o Telegram sem ela, o que sugere que o recurso veio para ficar.