A MozParks Holding e a Kenmare Moma Mining assinaram um memorando de entendimento que formaliza a constituição de uma joint venture para a construção de um parque industrial e estabelecimento de uma zona de comércio livre em Topuito, província de Nampula.
Em comunicado conjunto, tornado público na sexta-feira, 16 de Junho, as empresas referem que “a parceria é apresentada com o objectivo de estimular o crescimento económico, gerar emprego, atrair investidores para Topuito, envolver e trabalhar em parceria com as comunidades e empresas locais”.
Nos termos do entendimento entre as duas empresas, o Parque Industrial de Topuito (PIT) actuará como motor de desenvolvimento da província, gerando rendimentos para mais de cem mil pessoas.
“O PIT vai proporcionar uma infra-estrutura adequada e especializada para promover o crescimento económico, a colaboração, a eficiência e a sustentabilidade no sector industrial”, referem as duas empresas, que se comprometem a integrar as suas experiências para garantir o sucesso da iniciativa.
Nos termos do acordo, a MozParks será responsável por fornecer a infra-estrutura primária aos investidores e por manter o contacto directo com os parceiros e as autoridades públicas. Como gestora do Parque Industrial de Topuito, a entidade encarregar-se-á da sua manutenção e dará apoio às empresas arrendatárias, facilitando também a apresentação de propostas de conteúdo local para os contratos da Kenmare. Oferecerá ainda programas de estágio, formação e certificação para pequenas e médias empresas, incluindo o apoio a iniciativas de agro-processamento e a prestação de serviços de apoio partilhados, como o registo de empresas e o desenvolvimento de competências locais.
A Kenmare, por sua vez, encorajará os seus fornecedores e prestadores de serviços a investir e estabelecer as suas operações comerciais no PIT e prestará apoio durante a fase de construção, assegurando o fornecimento de água e energia eléctrica a partir da sua subestação. A empresa também trabalhará com a MozParks para garantir o financiamento dos doadores para as infra-estruturas e instalações do parque.
O comunicado esclarece que durante a fase operacional, a Kenmare promoverá activamente as empresas e oportunidades locais, apoiando iniciativas de reflorestação e de responsabilidade social.
A Kenmare vê o estabelecimento do Parque Industrial de Topuito na área pós-mineira como um estudo de caso de classe mundial que trará benefícios significativos para as comunidades locais e para Moçambique como um todo.