A ExxonMobil Moçambique, em nome dos parceiros da Área 4, inaugurou, em Maio, na cidade de Pemba, província de Cabo Delgado, as novas instalações do Centro de Desenvolvimento Empresarial MozUp (MozUp EDC), com o objectivo de alargar as oportunidades de formação, aconselhamento e orientação às empresas naquele ponto do país e nas províncias vizinhas para se qualificarem e competirem em oportunidades-chave de crescimento económico nos vários sectores da economia moçambicana.
“Enquanto parceria da Área 4, estamos entusiasmados por lançar a segunda filial do MozUp em Pemba e esperamos testemunhar o crescimento contínuo das PME moçambicanas”, disse a directora-geral da ExxonMobil Moçambique, Arne Gibbs, citada no comunicado da empresa. E acrescentou: “o MozUp tem servido como um veículo para fornecer formação para melhorar a competitividade das empresas moçambicanas em vários sectores”.
Por sua vez, o governador da província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, afirmou que “o MozUp EDC irá desempenhar um papel importante no reforço da capacidade das empresas moçambicanas na província”, destacando também que “através da formação que receberão, tornar-se-ão mais competitivas a nível nacional e, potencialmente, para além das nossas fronteiras”.
O MozUp EDC é operado pela Mozambique Enterprise for Sustainability (MES), um empreendimento conjunto entre a DAI – empresa global de desenvolvimento social e económico – e o parceiro de implementação moçambicano, TPLA Consulting.

“Esta iniciativa só é possível devido ao compromisso contínuo dos parceiros da Área 4, outras empresas locais e o apoio do Governo de Moçambique”, disse Taciana Peão Lopes, presidente do Conselho de Administração da MES. “Esperamos continuar a apoiar o desenvolvimento das PME e a estabelecer parcerias com outras partes interessadas para maximizar o potencial e o impacto das nossas actividades”, apontou.
Outras instituições e operadores locais e internacionais inter-sectoriais são encorajados a subscrever o MozUp EDC para criar uma plataforma sustentável e multissectorial que pode apoiar projectos de negócios em todas as indústrias.
Tendo sido lançado, primeiro, em Maputo, em 2020, o MozUp EDC já permitiu a participação virtual em todo o País de 955 empresas e de 2151 pessoas nas 149 acções de formação ministradas em áreas-chave identificadas como desafios para as empresas moçambicanas. Seis empresas foram orientadas para a conformidade e certificação em normas da Organização Internacional de Normalização (ISO).
Outros serviços prestados pelo MozUp EDC incluem a implementação de avaliações empresariais e planos de reforço empresarial, aconselhamento sobre o acesso a capital e serviços financeiros e actividades para promover parcerias entre empresas para o crescimento.
Até à data, 55% (ou 1404) dos 2559 fornecedores registados no portal de registo de fornecedores da Área 4 e da Rovuma LNG são maioritariamente entidades de propriedade moçambicana.