A Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA) prevê apresentar projectos avaliados em cerca de 1,2 mil milhões de dólares, no decurso da 18.ª edição da Conferência Anual do Sector Privado (CASP 2023), que vai acontecer na cidade de Maputo, num intervalo de três dias (21, 22 e 23 de Junho).
“Os nossos projectos trazem muitas vantagens, pois já estão acabados sob o ponto de vista de concepcional. Além disso, estão também já estruturados, por forma que aumentem os níveis de empregabilidade e estimulem o crescimento económico”, clarificou o presidente da agremiação, Agostinho Vuma.
Intervindo nesta segunda-feira (12), durante a conferência de imprensa de divulgação e apresentação do evento, Agostinho Vuma afirmou que a presente edição traz muitas “novidades”, a começar pelo aumento do número de países participantes, até à diversificação dos temas.
“Está tudo a postos para a realização 18.ª edição da CASP. Pretendemos, antes do mais, fazer o balanço das conquistas alcançadas na edição de 2022. Esperamos a presença de 11 países, com destaque para o Brasil, que terá o maior número de participantes, seguido da África do Sul, Zimbabué e Itália. Portugal também estará presente”, explicou.
De acordo com Agostinho Vuma, a conferência vai servir para perspectivar o futuro, sobretudo quando “se fala do diálogo público e privado para incentivar a implementação das reformas necessárias para a recuperação da economia”.
“A CASP será, acima de tudo, um momento para fazer negócio, onde traremos soluções financeiras e práticas para o desenvolvimento das Pequenas e Médias Empresas (PME), tendo em conta as últimas decisões tomadas pelo Banco de Moçambique. Teremos um painel somente ligado ao sector financeiro, em que o objectivo será analisar a Política Monetária”, acrescentou.
Como elemento mais importante, Agostinho Vuma avançou que será lançada, em parceria com a embaixada da Itália, uma linha de financiamento para promover projectos ligados ao sector do agro-negócio.
“Este financiamento será direccionado às PME e contamos ainda com o apoio do Governo que é o nosso parceiro estratégico”, concluiu.
A 18.ª edição da CASP vai contar com a presença de mais de três mil participantes no formato presencial e igual número no virtual, sendo que já estão inscritos 100 expositores e confirmados 40 oradores entre nacionais e estrangeiros.