A Agência Espacial Europeia está a testar um conceito inovador de tele-operação robótica, em que os astronautas no espaço controlam robots localizados na Terra.
De acordo com o portal Zap Aeiou, este conceito visa preparar futuras missões de exploração espacial que, em princípio, a Lunar Orbital Platform, uma futura estação espacial em órbita lunar destinada a servir como um centro de comunicações movido a energia solar, vai começar a operar à volta da Lua ainda nesta década.
Nessa altura, os astronautas vão controlar robots na superfície, realizando operações como construir plataformas de pouso e reunir amostras para serem devolvidas à Terra.
O Surface Avatar (designação destes testes) destina-se a imitar essas missões, incluindo o atraso que os operadores experimentariam ao tentar operar os robots com um atraso de até 800 milissegundos.
Os astronautas irão operar simultaneamente, e pela primeira vez, quatro robots como parte desta missão, três deles estão montados e prontos para partir no Centro Alemão de Operações Espaciais em Oberpfaffenhofen. Têm um módulo de pouso com um braço robótico para carregar amostras, um robot humanóide chamado Rollin Justin, que deve imitar as operações de um humano na superfície, e um cão-robot chamado Bert.
O quarto, ainda sem nome, está em construção nos Países Baixos e vai ser um rover com dois braços robóticos.
Os investigadores terão um joystick de sete graus de liberdade com feedback de força para imitar a gravidade e o efeito de empurrar objectos. Deve permitir que os astronautas controlem todos os quatro robots em toda a extensão da sua capacidade.