Moçambique e Egipto querem reactivar a comissão mista para aprofundar novas áreas de cooperação, nomeadamente nas áreas da Defesa e Segurança, da Agricultura, da Saúde e das Infra-estruturas.
A intenção foi manifestada esta sexta-feira, 9 de Junho, em Maputo, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, e pelo seu homólogo do Egipto, Abdel Fattah Al-Sisi, num encontro entre ambos.
Na área de infra-estruturas, Filipe Nyusi disse que Moçambique quer colher a experiência do Egipto na componente de gestão de recursos hídricos, de modo que impulsione a actividade agrícola e pesqueira no País.
“Sabe-se que o Egipto tem, na área hídrica, muita experiência. Vamos continuar a cooperar na agricultura. Queremos aprofundar mais na área de pescas e, para tal, vamos reactivar as comissões mistas, nas quais os técnicos terão espaço para poder discutir e produzir novas matrizes”, adiantou Filipe Nyusi.
No domínio da Defesa e Segurança, Nyusi disse que o Egipto vai apoiar Moçambique na formação das forças especiais, no âmbito do combate ao terrorismo e outros crimes.
Durante o encontro realizado nesta sexta-feira, o chefe de Estado moçambicano agradeceu ao seu homólogo pelo voto do Governo egípcio, no quadro da eleição de Moçambique a membro não-permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
Na ocasião, o Presidente do Egipto, Abdel Fattah Al-sisi, referiu que no que se refere a questões da área de Defesa e Segurança, o seu país comunga dos mesmos ideais de Moçambique, assentes no diálogo como solução para a resolução dos conflitos que se registam em África e no mundo.