Uma delegação do Mecanismo Africano de Revisão de Pares (MARP) está, desde esta quinta-feira, 8 Junho, em Moçambique para participar no Fórum de Elaboração do 3.º Relatório da Revisão Temática sobre as mudanças climáticas e a segurança alimentar.
Recebidos, primeiro, pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, para um encontro de concertação, a representante do MARP, Lydia Mutenda, afirmou que o Fórum pretende encontrar as possíveis soluções para mitigar os impactos dos futuros desastres naturais, bem como desenhar formas de minimizar a insegurança alimentar que assola vários países africanos.
“Com a nossa visita a Moçambique, prendemos entender como o País tem estado a implementar os mecanismos de mitigação de alguns desafios que afectam a população, assim como perceber quais são as estratégias usadas para combater a insegurança alimentar”, explicou.
Por sua vez, a vice-ministra moçambicana da Economia e Finanças, Carla Louveira, declarou que o MARP está no País para fazer uma avaliação sobre o estágio dos esforços que o Governo, o sector privado e outros actores da sociedade estão a implementar com vista a responder aos desafios impostos pelos fenómenos naturais.
O MARP é um instrumento instituído pela União Africana em 2003, sendo que os seus membros devem estar integralmente identificados e comprometidos com os princípios, prioridades e objectivos de boa governação política, económica e corporativa.