O Instagram está a trabalhar num chatbot de Inteligência Artificial (IA) para as suas mensagens directas (MD) que será capaz de responder às perguntas dos utilizadores e dar conselhos.
A revelação foi feita pelo programador móvel e engenheiro reverso Alessandro Paluzzi, num tweet, onde diz que o chatbot de IA será algo parecido com o ChatGPT da OpenAI e o utilizador também poderá escolher entre 30 personalidades diferentes.
De acordo com a captura de ecrã presente no tweet, é possível ver que o chatbot também pode ajudar os utilizadores a escrever mensagens quando conversam com alguém. Outra captura de ecrã mostra que, com a tecla “@”, é possível chamar o chatbot numa mensagem directa.
Entretanto, a Meta ainda não confirmou a existência de quaisquer planos para integrar um chatbot de IA no Instagram. Mas o CEO, Mark Zuckerberg, anunciou que a empresa está a “criar um novo grupo de produtos de alto nível” focado na IA generativa.
“Estamos a começar por reunir muitas das equipas que trabalham em IA generativa em toda a empresa num grupo focado na construção de experiências agradáveis em torno desta tecnologia em todos os nossos diferentes produtos”, disse Zuckerberg, num post no Facebook.
Não é exactamente surpreendente que o Instagram tenha incorporado um chatbot de IA na sua interface, com outras plataformas como o Quora a introduzir o seu próprio chatbot Poe e a incorporar o ChatGPT, que responde às perguntas das pessoas. O Snapchat também introduziu um chatbot personalizado chamado “My AI” em Fevereiro.
As pessoas que têm os seus negócios no Instagram já utilizam bots para conversar com os seus clientes. Estes bots podem enviar mensagens de boas-vindas aos utilizadores do Instagram que possam corresponder ao perfil do público-alvo de uma empresa. Também podem conversar com aqueles que enviam mensagens directamente para a conta da empresa. Estes chatbots do Instagram funcionam 24 horas por dia e podem ter várias conversas em simultâneo.
“A curto prazo, vamos concentrar-nos na criação de ferramentas criativas e expressivas. A longo prazo, vamos concentrar-nos no desenvolvimento de personas de IA que possam ajudar as pessoas de várias formas. Estamos a explorar experiências com texto (como o chat no WhatsApp e no Messenger), com imagens (como filtros criativos do Instagram e formatos de anúncios), e com vídeo e experiências multimodais”, acrescentou Zuckerberg.