O Presidente da República, Filipe Nyusi, inaugurou nesta quarta-feira, 7 de Junho, em Namaacha, província de Maputo, um edifício da delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), avaliado em cerca de 21 milhões de meticais, cujas obras começaram em Agosto do ano passado, no âmbito da materialização do Programa Quinquenal do Governo (PQG) 2020-2024, que visa a aproximação dos serviços públicos ao cidadão.
Na ocasião, o chefe do Estado exortou os responsáveis do INSS a evitar uma gestão danosa dos fundos, acrescentando que a instituição não deve “alimentar parasitas, e que é preciso sofisticar cada vez mais o sistema corporativo”.
O estadista apelou ainda ao aprimoramento dos mecanismos de recuperação das dívidas dos contribuintes junto das empresas devedoras, frisando que os mesmos vão ajudar na protecção dos direitos dos trabalhadores.
“É necessário implementar com rigor os métodos de recuperação das dívidas dos contribuintes, como forma de proteger os trabalhadores que responderam ao vosso chamamento. Um gestor que não sabe cobrar é um mau gestor”, recordou.
De acordo com os dados avançados, de 2015 até 2022, o INSS observou um crescimento significativo do número de empresas inscritas no sistema de segurança social obrigatório, isto é, passando de 58 mil empresas para 165 mil inscritas. Especificamente no que toca a província de Maputo, o número passou de cinco mil para 18 mil.