Um Boeing 777-ER, pertencente Air France, companhia aérea francesa, efectuou um pouso de emergência na manhã desta quarta-feira, 7 de Junho, no Aeroporto Internacional de Maputo, na zona sul do País.
O aparelho fazia a rota Paris-Joanesburgo quando, durante o seu percurso, abortou a aterragem no Aeroporto Oliver Tambo devido ao intenso nevoeiro que se fazia sentir naquela cidade sul-africana.
Segundo esclareceu o administrador do Departamento de Finanças e Marketing dos Aeroportos de Moçambique, Saíde Júnior, a aeronave levava a bordo 286 passageiros e 15 tripulantes. “Todos foram assistidos com eficácia e segurança, tendo permanecido em Maputo até que as condições meteorológicas estivessem melhores no seu destino”.
De acordo com Saíde Júnior, tratou-se de uma operação normal, uma vez que o aeroporto nacional oferece condições adequadas para atender a aeronaves daquele porte.
“Provámos, uma vez mais, que temos condições técnicas e operacionais para atender a qualquer tipo de avião, com segurança e eficácia. Aliás, a TAP, a Turkish Airlines e a Qatar Airways, que escalam regularmente Maputo, também usam aviões daquele tipo, pelo que foi uma operação perfeitamente normal”, explicou.
O Aeroporto Internacional de Maputo é o maior de Moçambique.