No âmbito da promoção do conteúdo local e criação de estratégias para o acesso ao financiamento, a Associação Moçambicana de Conteúdo Local (ACLM) revelou nesta terça-feira, 6 de Junho, que está a promover um programa de treinamento direccionado para as Pequenas e Médias Empresas (PME) localizadas na província de Cabo Delgado, sobretudo nas zonas onde há exploração de recursos naturais.
De acordo com o presidente da entidade, Elthon Chemane, a iniciativa está a ser levada a cabo em parceria com o Governo provincial e visa melhorar as condições de acesso ao financiamento das PME, este que é ainda um grande desafio.
“As PME são responsáveis pelo fornecimento dos bens e serviços às grandes empresas, assim como pela geração de empregos. No entanto, cerca de 98% das mesmas não têm acesso aos serviços e produtos financeiros devido a vários factores, tais como a falta de histórico satisfatório, documentação, planeamento do negócio e, o mais importante, a falta de garantias para oferecer às instituições de crédito. Por isso criámos este programa para ajudar”, afirmou Elthon Chemane, durante a 2.ª edição da Mozambique Energy e Industry Summit.
Segundo a explicação, as PME inscritas no programa vão participar numa formação sobre “Soluções Alternativas de Acesso ao Financiamento e o Processo de Aprovação do Crédito”, que será leccionada por consultores especializados na matéria, o que vai permitir criar parcerias com a banca comercial.
“As pequenas e médias empresas são o pulsar da economia, e é com base nesta iniciativa inovadora para o mercado que pretendemos torná-las mais organizadas e a manter boas relações com as instituições bancárias”, clarificou.
A fonte secundou ainda que o programa vai ajudar as empresas a resolver problemas, a ter mais interactividade e a manter o seu padrão.
“Com a implementação bem-sucedida do programa, espera-se que haja um crescimento do volume de negócios das PME. Nesta via, pedimos um maior envolvimento das associações económicas para fortalecer o sector empresarial e o conteúdo local, contribuindo deste modo para o desenvolvimento do País”, concluiu.
Organizado pela Associação Moçambicana de Conteúdo Local (ACLM), a Mozambique Energy e Industry Summit teve início, efectivamente, na semana passada, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, onde decorreu por um período de dois dias (30 e 31 de Maio). Está agora na cidade de Maputo, por um intervalo de três dias (6, 7, e 8 de Junho), onde junta diversos empresários ligados ao ramo da energia e indústria, membros do Governo e público em geral interessado na matéria.