Moçambique está a preparar a sua participação na Exposição Mundial (Expo-2025), a ter lugar na cidade de Osaka, no Japão, sob o lema “Projectando a Sociedade do Futuro para Nossas Vidas”.
Neste sentido, o comissário-geral de Moçambique para Expo-2025, Riduan Adamo, encontra-se no Japão, onde participa até sexta-feira, 9 de Junho, na 2.ª Reunião Internacional de Planificação, a convite da associação japonesa para a mostra.
Durante a estada em Osaka, Riduam Adamo visitará a vila da Exposição Mundial, para conhecer o local onde o Pavilhão de Moçambique será construído e inteirar-se das responsabilidades do país organizador bem como do Governo moçambicano no processo.
A mostra internacional, organizada pelo Bureau International des Expositions, pretende contribuir para o alcance dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e está subdividido em três subtemas: “Salvando Vidas”, “Empoderando Vidas” e “Conectando Vidas”.
Segundo o jornal notícias, o Governo escolheu o segundo subtema para preparar a participação de Moçambique no evento, de seis meses, que abre a 13 de Abril e fecha a 13 de Outubro de 2025.
Esta será a terceira vez que Osaka sediará uma Expo Mundial. As duas primeiras ocorreram em 1970 e em 1990. O evento retornará ao seu ciclo de programação tradicional de cinco anos depois de 2020 ter sido adiado para 2021 e 2022 na cidade do Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, devido à pandemia do covid-19. Para este acontecimento são esperados mais de 28 milhões de visitantes.