A presidente da Assembleia da República (AR), Esperança Bias, afirmou nesta quarta-feira, 7 de Junho, na cidade de Tóquio, que os investimentos japoneses são importantes, pois contribuem para o desenvolvimento do sector industrial, tendo, por isso, convidado os empresários daquele país a apostar mais em Moçambique.
Falando durante um encontro mantido com o presidente da Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA), Akihiko Tanaka, a dirigente da AR recordou que o Governo moçambicano aprovou, no ano passado, o Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), que inclui a facilitação de entrada e permanência de investidores no País, acrescentando que a medida inclui o Japão.
Esperança Bias encorajou o pais nipónico a continuar com os apoios prestados aos diversos sectores sociais a nível nacional, com destaque para a saúde e educação.
“Destacamos o apoio do Japão na formação de vários estudantes moçambicanos, na área das ciências sociais e naturais, cujas bolsas são atribuídas pela Embaixada do Japão em Moçambique e pela JICA”, frisou.
A presidente da Assembleia da República (AR) encontra-se no Japão desde o dia 5 de Junho, numa visita oficial a convite das autoridades parlamentares daquele país. Faz-se acompanhar dos chefes das bancadas parlamentares da Frelimo, Renamo e MDM, Sérgio Pantie, Viana Magalhães e Lutero Simango, respectivamente.
Durante os seis dias da sua permanência em terras nipónicas, estão previstos encontros com as autoridades parlamentares congéneres, governamentais e não-governamentais.