Abrir um negócio vai muito além de ter capital inicial para investimento. É importante identificar quais serão os custos iniciais para abrir uma empresa. Se não estiver preparado e com os pés no chão, a possibilidade de insucesso aumenta muito.
O sucesso não segue uma receita de bolo, mas conhecer alguns passos antes de começar um negócio é fundamental.
1. Livre-se de desculpas que o impedem de começar
As preocupações com um negócio, principalmente na sua fase inicial de lançamento, são normais. Não sabe se terá os recursos necessários, se vai conseguir arranjar fornecedores suficientes, ou até se vai conseguir encontrar um espaço que lhe agrade. No entanto, é importante que tenha em mente que nunca terá as condições reunidas para avançar: o ideal é começar, a pouco e pouco, e ir corrigindo possíveis falhas no caminho.
2. Absorva tudo
Escolha pessoas de diferentes grupos e contextos da sua vida e teste a sua ideia – as pessoas reagem bem? Compreendem o problema que a sua empresa vai resolver? Apesar de não serem especialistas no seu negócio, podem contribuir para ter uma percepção de como o mercado vai reagir.
Para além disso, para questões de logística e burocracias, pode encontrar soluções junto de pessoas que também tenham aberto um negócio e verá como a troca de experiências será produtiva e animadora. Absorva o conhecimento e anote tudo.
3. Transforme a sua empresa numa solução
É importante que a sua empresa resolva algum pain point, ou seja, um problema persistente ou recorrente que o seu consumidor enfrente. O seu negócio será mais bem-sucedido se criar uma conexão com o consumidor e compreender os seus problemas, e assim preencher uma lacuna de mercado, em vez de se focar unicamente a vender um produto ou serviço.
Quando construir a sua marca, explique aos seus consumidores o que o levou a criar o seu negócio – acompanhar a narrativa faz com que o seu público se sinta mais próximo e crie uma conexão emocional com a marca.
4. Menos é mais
Comece aos poucos, alinhe o seu foco e teste a sua ideia de negócio. Dê tempo ao cliente de conhecer e compreender a sua marca e o que ela tem para oferecer.
5. Faça as contas
Comece a apontar todas as despesas que terá, entre as quais o espaço, a matéria-prima, a comunicação e divulgação do seu negócio e o seu ordenado. Desenvolva um orçamento que contenha as despesas específicas, reserve um valor considerável para imprevistos e correcções que terá de fazer ao longo do tempo e, se não conseguir financiar o seu negócio unicamente com capitais próprios, equacione obter um financiamento.
6. Parece absurdo, mas… imagine-se sem dinheiro
Para esta situação, tenha presente que o ideal é construir um plano: é importante que tenha um fundo de emergência para sentir o menor impacto possível, mas é provável que tenha de fazer alguns cortes nos custos que tem na sua vida. Como lidará com esse cenário? Crie um plano de contingência para o caso de o seu negócio deixar de existir.
7. Não troque (logo) o certo pelo incerto
A vontade e o entusiasmo de começar um novo negócio podem fazer com que tome decisões precipitadas. Em vez de largar tudo e colocar a sua estabilidade financeira em risco, comece a desenvolver a sua ideia enquanto trabalha no seu emprego actual. Não só lhe dá tempo para testar tudo com calma e por etapas, como, se a ideia de negócio falhar, não perderá os seus rendimentos actuais. Pode ser uma fase mais exigente, uma vez que, na prática, poderá trabalhar a duplicar, mas pense que é uma opção que o deixará mais confortável e lhe permitirá desfrutar do processo.
Quando sentir que o seu negócio está mais sólido e já lhe permite ter rendimentos similares ao seu rendimento actual, avance!
8. Mais importante do que vender o seu produto, é vender a sua ideia
Tenha em mente que o produto, por si só, não fala sozinho, tem de o defender. Construa planos de marketing e de comunicação que lhe servirão de base sobre as etapas a seguir na divulgação da sua marca.
No entanto, não terá de convencer só o seu consumidor, é importante que faça networking regularmente e que frequente eventos do seu sector para conhecer pessoas que poderão tornar-se parceiros ou fornecedores. Nestas conversações, mostre entusiasmo e faça valer o seu pitch, ou seja, demonstre em poucos minutos como a sua ideia vale a pena.
9. Tenha em conta os requisitos legais
Para abrir uma empresa é necessário formalizar o seu registo. Terá de construir uma estrutura legal, configurar um sistema de contabilidade, tratar das obrigações fiscais, garantir que cumpre as leis do empregador quando tiver funcionários, entre outras tarefas. Consulte as regras que se aplicam especificamente ao negócio do seu sector.
10. Combine o seu entusiasmo com o conhecimento
A motivação vai impulsioná-lo para a frente, mas só o conhecimento fará com que tome boas decisões. É essencial que não apenas absorva os insights das pessoas à sua volta, como deverá ir à procura de respostas sempre que algo o inquietar. Recolha as melhores práticas, frequente cursos ou formações online que lhe acrescentem competências e leia livros que expliquem passo a passo sobre as áreas que quer conhecer melhor. Se tiver uma ideia em que realmente acredita e se a aliar com conhecimento, terá consigo os ingredientes certos para fazer a sua marca triunfar.
Fonte: Tranquilidade