A Apple revelou, esta segunda-feira, 5 de Junho, uma série de novos produtos, na abertura da sua conferência anual Apple’s Worldwide Developers Conference (WWC23), que decorre em Cupertino, Califórnia (EUA), com transmissão em directo no YouTube da empresa.
Logo no primeiro dia do evento, a empresa revelou os seus óculos de realidade aumentada, os Vision Pro. A proposta da tecnológica de Tim Cook é um dispositivo que deve funcionar como “um novo tipo de computador” que permite aceder ao mundo digital sem ecrãs físicos, ratos e teclados. Em vez disso, com os Vision Pro, o utilizador usa os olhos, voz e gestos para navegar no ambiente virtual, que se pode traduzir num filme de acção que o rodeia a 360º, ou telas digitais (maiores ou menores) que se sobrepõem ao mundo real como monitores e teclados reais.
Várias empresas estão a desenvolver produtos do género (a Meta tem os Quest, a HTC tem os Vive e a Sony tem os PlayStation VR), mas a Apple tenta destacar-se da concorrência ao vender a ideia que os Vision Pro são um novo tipo de computador. A marca também defende que os seus óculos não devem isolar os utilizadores do mundo graças à tecnologia de Eyesight que possibilita que quando alguém está a usar os Vision Pro para aceder a ecrãs virtuais (por exemplo, para editar um documento de texto), os óculos permitem que outras pessoas vejam os seus olhos; quando este está imerso numa actividade (como um filme) os óculos apresentam-se opacos.
Os Vision Pro não foram a única novidade que a Apple apresentou esta segunda-feira. A tecnológica de Cupertino também desvendou novos computadores e novos sistemas operativos para os seus relógios, telemóveis e computadores.
O novo sistema operativo do iPhone, o iOS17, traz novas funcionalidades como a transcrição de conversas de vídeo e chamadas telefónicas, uma forma diferente de apresentar notificações e um novo aplicativo de nome Journal, para registar memórias pessoais do dia-a-dia, através de sugestões com base nas suas actividades, pesquisas e localização.
Em termos de hardware, a Apple apresentou, no primeiro dia do seu evento, um novo MacBook Air, com um ecrã de 15,3 polegadas e uma bateria que promete durar até 18 horas. Os novos Mac Studio e Mac Pro vêm com o novo processador M2 Ultra, com 192 GB de memória unificada.
A WWC23 decorre até dia 9 de Junho, em Cupertino, Estado norte-americano da Califórnia.