A Invent Energy, empresa italiana dedicada ao fabrico de sistemas e equipamentos de poupança de energia alternativa, desenvolveu um piso capaz de captar a luz do sol para gerar energia, denominado Floor. A ideia é transformar pavimentos inertes em sistemas “vivos e activos” que captam os raios solares e geram energia limpa.
O Floor é descrito como uma “telha fotovoltaica caminhável” e tem uma tecnologia patenteada pela Invent, que lhe permite aproveitar o solo para produzir energia solar. Esta solução pode ser especialmente atractiva para quem não dispõe de superfícies suficientes nos telhados e nas coberturas para instalar sistemas fotovoltaicos.
O sistema Floor funciona como um piso flutuante: o equipamento é instalado numa posição elevada em relação ao solo através da utilização de um suporte mecânico ajustável, que o afasta do solo a uma altura entre 3,5 e 5 centímetros.
Este espaço criado alberga as ligações eléctricas, que ficarão facilmente acessíveis para futuras inspecções, manutenções e intervenções. O pavimento é composto por telhas fotovoltaicas cobertas por uma superfície de vidro com 70×103 centímetros. O vidro é antiderrapante e suporta um peso de 200 kg/m2 – a empresa está a desenvolver uma versão com maior capacidade de peso.
Cada telha é composta por 24 células, para uma potência de 100/120 W, e por um vidro de 20 mm de espessura. Durante a montagem, os contactos são ligados a um sistema de optimização que melhora o desempenho solar em caso de sombreamento. Isto significa que o dispositivo é capaz de modular a produtividade de cada painel em função da sua exposição ao sol.
O pavimento tem ainda um sistema de iluminação LED incorporado. Assim, mesmo à noite, quando não há radiação solar, o pavimento tecnológico tem uma função: iluminar os caminhos. Por fim, sem abdicar do impacto estético italiano, a empresa Invent criou seis versões de acabamentos com cores diferentes que podem integrar os mais diversos ambientes.
O objectivo é que o sistema Floor possa ser instalado tanto em ambientes internos, como residências e empresas, quanto externos – em locais públicos como shoppings, feiras e praças.