A Global Startup Awards (GSA) África, uma plataforma cujo objectivo é apresentar e fazer crescer as startups mais promissoras do continente, reconheceu, este ano, 71 startups africanas como vencedoras regionais do concurso, entre as quais, 15 na África Austral.
Foram recebidas 8272 inscrições de todos os 54 países africanos durante a temporada 2022-23, e a competição deste ano concentrou-se em soluções para a agricultura, alterações climáticas, negócios, cuidados de saúde, educação e mobilidade e logística, com um foco especial em startups que apoiam tecnologias Web3.0, modelos de negócios sustentáveis, inovação verde e diversidade no local de trabalho.
Antes de concorrerem a um lugar como finalistas regionais, os participantes no concurso tiveram de competir, primeiro a nível nacional. Os vencedores foram depois escolhidos por um júri independente, que fez uma avaliação exaustiva do sector tecnológico africano.
Na África Austral, as empresas em fase de arranque da África do Sul ganharam 11 prémios, tendo as de Moçambique, do Zimbabué e da Namíbia levado para casa as restantes medalhas.
Na região norte do continente, 13 empresas egípcias em fase de arranque foram nomeadas vencedoras do concurso, seguidas pelas finalistas de Marrocos e da Tunísia.
As startups quenianas ganharam sete prémios na África Oriental, enquanto as do Uganda ganharam três, as da Etiópia ganharam dois e as startups das Maurícias, do Ruanda e da Tanzânia também levaram prémios para casa. As nigerianas ganharam seis prémios na África Ocidental, seguidas por três vencedoras do Gana. A Libéria, a Costa do Marfim, a Gâmbia, o Senegal e o Benim também tiveram startups premiadas.
Este ano, as startups da África Central estiveram bem representadas, com as da República Democrática do Congo a ganharem quatro prémios e as dos Camarões a levarem para casa cinco. Os participantes do Gabão e do Congo também foram premiados.
Nas Finais Continentais do concurso Global Startup Awards Africa, os 71 vencedores regionais irão agora competir pelo título de campeão africano que terão a oportunidade exclusiva de colaborar com o Global Innovation Initiative Group (GIIG), o parceiro de investimento dedicado do concurso, através do seu GIIG Africa Fund e da GIIG Africa Foundation. O anúncio foi feito na edição de lançamento da GITEX Africa 2023 em Marraquexe, Marrocos.