O secretário permanente do Ministério dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Teodoro Vales, alertou nesta terça-feira, 6 de Junho para a necessidade de se começar a investir na expansão da energia, para alcançar a transformação industrial e estimular o desenvolvimento socioeconómico, inclusivo e sustentável no País.
Intervindo na cerimónia de abertura da 2.ª edição do “Mozambique Energy e Industry Summit”, que decorre em Maputo, Teodoro Vales afirmou que é importante que sejam envidados esforços para modernizar cada vez mais o parque nacional de geração de energia, investindo na tecnologia, na optimização e na confiabilidade, sobretudo nesta altura em que o mundo está a apostar nas energias renováveis.
“Precisamos de criar condições para disponibilizar energia eléctrica mais barata, estável e limpa para todos os fins, como forma de dar maior ênfase à industrialização e assim promover um desenvolvimento mais abrangente, tanto localmente como a nível continental. Devemos apostar em coisas capazes de construir uma economia que traga mudanças sociais e reduza os desequilíbrios ao longo do País”, aconselhou.
De acordo com a fonte do Ministério, o investimento na industrialização do País vai diminuir as importações e aumentar as exportações, criando mais postos de trabalho e trazer prosperidade para as zonas recônditas.
“O desenvolvimento da indústria requer a expansão da energia, esta que é um dos factores de transformação e que acrescenta valor aos recursos minerais, atraindo desta forma vários empresários, entre nacionais e estrangeiros”, disse.
Teodoro Vales salientou, no entanto, que “o processo de industrialização requer igualmente, a criação de instituições de ensino de nível mundial e o desenvolvimento de competências nos domínios da ciência e tecnologia”,
“O mundo continua a ser marcado pela globalização impulsionada pela modernização tecnológica. Portanto, temos o desafio de produzir e criar disponibilidade de energia de qualidade, limpa e sustentável com vista à atracção de investimentos”, frisou.
Organizado pela Associação Moçambicana de Conteúdo Local (ACLM), o Mozambique Energy e Industry Summit teve início, efectivamente, na semana passada, na cidade de Pemba, em Cabo Delgado, onde decorreu por um período de dois dias (30 e 31 de Maio). Está agora na cidade de Maputo, por um intervalo de três dias (6, 7, e 8 de Junho), onde junta diversos empresários ligados ao ramo da energia e indústria, membros do Governo e público em geral interessado na matéria.