A rede social profissional LinkedIn está a desenvolver várias ferramentas de Inteligência Artificial (IA) generativa para ajudar aqueles que estão à procura de emprego a destacar-se entre os demais. O objectivo é dar-lhes mais visibilidade nas suas candidaturas.
Segundo Ora Levit, directora de Core Growth do LinkedIn, a ferramenta gera automaticamente mensagens personalizadas para os recrutadores, baseadas no perfil específico de cada utilizador.
“Ao procurar emprego, a comunicação personalizada com um recrutador pode fazer a diferença, mas nem todos têm facilidade em fazê-lo. Para apoiar os utilizadores, estamos a testar sugestões de comunicação personalizadas geradas por IA para os nossos subscritores Premium”, revela Levit.
Uma delas é a mensagem personalizada. Através de informações do perfil do candidato, do recrutador, da descrição do cargo e da empresa em questão, a ferramenta de IA irá gerar uma proposta de mensagem personalizada para iniciar uma conversa.
“A personalização continua a ser importante, portanto, a mensagem deve ser revista e editada de forma que transmita a voz do candidato, para depois poder ser enviada ao recrutador, aproximando-o da oportunidade”, recomenda Levit.
Outra ferramenta em fase de testes, também junto de subscritores Premium, analisa informações do conteúdo já existente no perfil de LinkedIn e ajuda o utilizador a melhorar secções do seu perfil, como “título” e “sobre”, explicou Ora Levit.
“Numa fase inicial, estamos a experimentar esta função com um grupo restrito de membros Premium à medida que vamos compilando comentários”, explicou Abby Semcken, porta-voz do LinkedIn, ao blog Gizmodo.
Fonte: Sapo