A empresa pública Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) revelou nesta segunda-feira, 5 de Junho, que terão início no próximo dia 30 os voos que ligam Maputo e Lusaka, na Zâmbia, com escala em Harare, no Zimbabué, acrescentando que a medida visa o fortalecimento dos laços entre os países africanos e a promoção da conectividade regional.
Segundo uma nota partilhada pela companhia área, a que o DE teve acesso, o arranque dos voos para Lusaka insere-se na estratégia de inclusão das capitais dos países da África Austral nos destinos da LAM, ressalvando que, ao nível da região, a transportadora faz actualmente ligações aéreas entre Maputo-Joanesburgo, Maputo-Harare e Pemba-Dar-Es-Salaam, na Tanzânia.
“Estamos entusiasmados em facilitar as viagens e contribuir para o crescimento da conectividade ao nível da África Austral. Acreditamos que a nova rota trará benefícios mútuos para Moçambique, Zâmbia e Zimbabué, ao mesmo tempo que proporcionará mais uma opção aos passageiros”, avançou a empresa citada na nota.
Os voos serão realizados às quartas, sextas e domingos, com partida de Maputo agendada para as 12h30 e chegada a Lusaka às 15h50. De Lusaka, os voos partirão às 16h30, com chegada a Maputo prevista para as 19h50.
A nova rota será operada com recurso às aeronaves do modelo Embraer.
A companhia aérea nacional conta, desde Abril, com a gestão da empresa sul-africana Fly Modern Ark, entidade contratada pelo Governo e que entrou em acção no dia 18 de Abril, no âmbito da reestruturação da transportadora.