Ajay Banga tomou posse nesta sexta-feira, 2 de Junho, como presidente do Banco Mundial, substituindo David Malpass para um mandato de cinco anos. O presidente recém-empossado nasceu na Índia, tem cidadania americana e um vasto currículo: além de ex-CEO da Mastercard e vice-presidente da General Atlantic, foi também chefe do Conselho Empresarial EUA-Índia (USIBC) e ainda presidente da Câmara de Comércio Internacional (CCC).
O novo chefe do Banco Mundial foi uma indicação do Governo do Presidente Joe Biden e substitui David Malpass, que tinha sido escolhido pelo ex-chefe de Estado norte-americano Donald Trump.
Ex-CEO da Mastercard, Ajay Banga foi o único candidato ao posto.
O presidente eleito reuniu-se com a secretária do Tesouro americano, Janet Yellen, antes de assumir o cargo. Na ocasião, Yellen expressou o seu forte desejo de continuar uma colaboração em proximidade com o novo presidente do Banco Mundial, na evolução de bancos multilaterais de desenvolvimento (MDB).
A responsável reiterou a necessidade de continuar a apoiar os países-membros mais pobres do Banco Mundial à medida que enfrentam várias crises, a exemplo dos “ventos contrários macroeconómicos globais contínuos e intensos pela guerra da Rússia na Ucrânia”.
O novo presidente afirmou que “a sua vontade é de criar um mundo livre de pobreza, num planeta habitável e que, para atingir essas ambições, é necessário evoluirmos, sermos criativos, maximizar os recursos e criar novas parcerias com a sociedade civil”.
Ajay Banga é também dirigente da holding de investimentos Exor, com sede na Holanda, e presidente da parceria público-privada Partnership for Central America com a vice-presidente dos EUA, Kamala Harris.