Os smartphones são cada vez uma extensão do nosso corpo, acompanham-nos para todo o lado. O número de vendas destes aparelhos ultrapassou os milhares de milhões nos últimos anos, o que coloca a questão: qual é o modelo mais vendido de sempre?
E uma surpresa, não vem da Apple ou da Samsung, dois dos gigantes do sector, o recordista do modelo mais vendido da história. Na era digital , muitos pensam que o Iphone e o Samsung Galaxy foram os telemóveis mais vendidos da história. Só para se ter uma ideia, o Iphone 4 aparece na posição 14, com 58 milhões de unidades vendidas. O Iphone 3GS vendeu 35 milhões de unidades, o 4S vendeu 33 milhões e o Galaxy SII vendeu 20 milhões de unidades. Ou seja, apesar do enorme sucesso que estes telemóveis fazem, eles não estão no top 10 das vendas.
Na verdade, não poderia ser outro que não o mítico Nokia 1100 que, desde que foi lançado, em 2003, já vendeu mais de 250 milhões de unidades, embora actualmente já não seja produzido. Mas a marca finlandesa ocupa a segunda posição deste ranking com aquele modelo, que vendeu mais de 248 milhões de unidades.
No top de vendas constam diversos modelos da Nokia que, durante grande parte do final dos anos 1990 e início de 2000, foi uma empresa dominante no sector, praticamente monopolista, segundo indicou o jornal espanhol El Economista. É preciso descer ao sétimo posto para encontrar um modelo que não seja da Nokia – no top seis estão vários modelos da marca que ultrapassaram as 150 milhões de unidades vendidas.
O Samsung E1100, que saiu em 2009, obteve 150 milhões de vendas antes de ser descartado. No décimo posto, está o Motorola RAZR V3, que ultrapassou 130 milhões de unidades vendidas. Para encontrar um iPhone, é preciso descer até à 13ª posição, especificamente o modelo 6, lançado em 2014, e que alcançou mais de 100 milhões em vendas.