A Osuwela, uma organização não-governamental moçambicana dedicada à promoção do desenvolvimento através da formação em Ciência, e o porto de Maputo inauguram, hoje, 5 de Junho, pelas 15h, a exposição “Bichos de Cá, Bichos de Lá”, uma mostra de fotografia que celebra a biodiversidade.
No Dia Mundial do Ambiente, celebrado a 5 de Junho de cada ano, três países – Moçambique, Portugal e Brasil – unem-se para mostrar a sua fauna mais característica, através da exposição “Bichos de Cá, bichos de Lá”, que consiste numa apresentação de sete módulos com 41 painéis, que abordam conceitos, comportamentos e aspectos de conservação com exemplos de espécies de fauna das três nações.
Estes “bichos”, agrupados pela sua representatividade e pelo lugar que ocupam na natureza, dão a conhecer as diferentes espécies, nos seus diversos contextos e apelam à sua protecção e à defesa dos seus habitats.
Na inauguração desta mostra terá lugar também uma mesa-redonda sobre biodiversidade e conservação. Anabela Rodrigues, Samuel Bila e Mateus Muthemba, especialistas em fauna e conservação, são os convidados para esta conversa, moderada por Zeferino Martins, presidente da Osuwela.
Esta exposição é um trabalho conjunto da Osuwela, da Universidade de Aveiro, em Portugal, e da Fundação Oswaldo Cruz, no Brasil, e conta, em Moçambique, com o apoio do porto de Maputo. Será inaugurada em simultâneo nos vários países, assinalando assim este dia dedicado, em todo o mundo, ao Meio Ambiente. Ficará patente na Galeria do porto de Maputo até ao dia 5 de Julho.