A “Corrida dos Mais Extraordinários”, que se realizou no dia 28 de Maio, contou com a participação de 35 atletas com necessidades especiais. Foi uma prova patrocinada pelo porto de Maputo, inserida na 3.ª meia maratona internacional de Maputo, cujo objectivo consistiu na promoção da inclusão social das pessoas com necessidades especiais.
O evento juntou crianças e jovens com necessidades especiais, como o autismo e a síndrome de Down, que correram ao lado dos pais, encarregados de educação, professores ou simpatizantes da causa pela inclusão, mostrando que são capazes de vencer desafios, sobretudo no desporto.
Alston Massinga e Sandra Malunga, que frequentam o Centro de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados (CERCI), foram os grandes vencedores da prova, respectivamente nas categorias masculino e feminino.
Numa corrida em que todos foram campeões, participaram ainda crianças e jovens da Escola Portuguesa de Moçambique, da Woodrose International/Fundação Archer Sarmento e alguns atletas integrantes do projecto ‘Porto +’, uma iniciativa de emprego inclusivo promovida pelo porto de Maputo e que deu já emprego a 18 pessoas com diversos tipos de deficiência.