A ministra da Terra e Ambiente, Ivete Maibaze, dirige hoje, segunda-feira (5), no distrito de Mogincual, província de Nampula, as cerimónias centrais do Dia Mundial do Ambiente, que este ano se celebra sob o lema ”Evite a poluição plástica, seja parte da solução”.
Segundo uma nota do Ministério da Terra e Ambiente, o lema escolhido reflecte um dos maiores problemas ambientais enfrentados pelo planeta – a poluição plástica -, com impactos negativos severos sobre a saúde do Homem e de várias espécies de animais marinhos, facto que os coloca sob grandes riscos de extinção.
A este respeito, o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA ) revela ser possível reduzir em até 80% a poluição plástica até 2040 se os países e as empresas adoptarem medidas acertadas usando tecnologias que já estão disponíveis.
Em Mogincual, a ministra vai proceder ao lançamento do Projecto de Protecção da Biodiversidade Costeira (PROBICO), uma iniciativa conjunta entre os Governos de Moçambique e de Portugal, através do Camões-Instituto da Cooperação e da Língua e da Associação de Educação de Jovens e Adultos de Nampula (ASEJANA).
As comemorações do Dia Mundial do Ambiente decorrem hoje em todas as províncias e incluem actividades de plantio de árvores, limpezas, palestras e concursos, com o objectivo de dinamizar acções educativas visando a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e do ambiente.