A empresa sul-coreana Hyundai Mobis anunciou o desenvolvimento do sistema de iluminação HD (HD Lighting System), um farol para veículos de última geração que exibe informações de direcção em tempo real como uma luz LED clara na estrada em frente dos olhos do condutor.
A apresentação do HD Lighting System mostra os esforços da Hyundai Mobis no desenvolvimento do conceito de farol inteligente capaz de “desenhar” informações e alertas na estrada.
Segundo a empresa, citada pelo portal Sapo, através deste sistema, aparece um sinal de obras na estrada de 1,5 metros quando o veículo se aproxima de uma secção de construção 15 metros à frente da vista do condutor. Além disso, são fornecidos dados sobre limites de velocidade, lombas e percursos de e para as autoestradas.
O sistema permite projectar na via informações sobre o estado da estrada, sinalética e até uma passadeira para ajudar os peões a atravessar em estradas com menos condições.
O condutor pode também comunicar com os peões utilizando os faróis em vez das luzes de emergência ou da buzina. A inovação reconhece os peões em caminhos remotos e projecta uma passadeira virtual na estrada para permitir que estes passem primeiro quando os veículos param.
O sistema de iluminação HD tem cerca de 25 000 píxeis HD MicroLED, ou seja, cerca de 250 vezes mais do que os faróis LED produzidos em massa, que têm 80 a 120, servindo de fontes de luz com uma espessura 0,04 mm mais pequena do que um cabelo humano.
Com esta espessura, o controlo é muito mais detalhado, o que permite ao condutor reconhecer com maior precisão a localização de objectos ou peões.
Para além disso, o sistema tem 1,3 milhões de dispositivos digitais de microespelhos (DMD). Com uma dimensão de apenas 0,01 mm, um DMD é um dispositivo de controlo extremamente preciso que refrata e controla a luz de cada um dos LED densamente montados para apresentar uma forma ou símbolo desejado na estrada.
Segundo o portal Sapo, há outras empresas, como a Ford e a Mercedes (entre outras), também a desenvolver as suas próprias tecnologias, o que significa que, num futuro próximo, os faróis serão mais do que equipamentos de iluminação.