A Universidade Pedagógica de Maputo (UP) pretende massificar a produção sustentável de alimentos através das energias renováveis. Para tal, nesta quinta-feira, 1 de Junho, mais de 30 alunos receberam capacitação sobre a matéria, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Criança.
Provenientes de várias escolas primárias e secundárias da cidade de Maputo, os alunos deslocaram-se ao Centro de Pesquisa, Treinamento e Produção Sustentável de Alimentos da Universidade Pedagógica de Maputo, no distrito de Marracuene, onde puderam interagir com professores conhecedores da matéria.
“A Universidade Pedagógica tem como um dos desafios principais contribuir para o desenvolvimento sustentável, no âmbito da transição energética”, explicou Urânio Mahanjane, docente da UP de Maputo, citado pelo jornal O País.
Segundo a fonte, o objectivo é munir os alunos de diversas técnicas de produção através das energias renováveis, que é algo importante tendo em conta as questões climáticas, acrescentado que a instituição espera que as matérias sejam usadas de forma mais abrangente.
A Universidade Pedagógica de Maputo é uma instituição pública de ensino superior, suportada pelo Governo de Moçambique. Como universidade, foi a primeira e é a única pública totalmente vocacionada para a formação de professores no País.