A mineradora britânica, Altona Rare Earths, que se dedica ao desenvolvimento dos projectos de exploração de elementos de terras raras no Monte Muambe, distrito de Moatize, província de Tete, em Moçambique, acaba de publicar o seu plano relativo à proposta de admissão das suas acções ordinárias na Bolsa de Valores de Londres (LSE – London Stock Exchange).
Segundo avançou o portal Mining Weekly, espera-se que a admissão da mineradora se torne efectiva a partir de 9 de Junho, o que vai ajudar a impulsionar um estudo de âmbito para o projecto de mineração em curso em Moçambique, devendo o mesmo ser publicado em Agosto próximo.
De acordo com o site, a empresa anunciou, em Fevereiro passado, a sua intenção de levantar 1,25 milhões de libras (94 milhões de meticais) em novo capital. No entanto, “a companhia confirmou agora que levantou dois milhões de libras (156,6 milhões de meticais) através da colocação em excesso de cerca de 1,68 milhões de libras (131,6 milhões de meticais), e uma subscrição de 322 700 libras (25 milhões de meticais) por meio da emissão de 40 milhões de novas acções ordinárias”.
“Após a admissão na LSE, a empresa anunciou que o CEO e director, Christian Taylor Wilkinson, deixará o cargo, mas permanecerá como funcionário e accionista em tempo integral, trabalhando para o desenvolvimento dos negócios. O actual director de Operações da Altona, Cedric Simonet, sucederá a Wilkinson como director executivo depois de ter liderado os esforços operacionais da empresa em Moçambique nos últimos dois anos. É do entendimento do Conselho de Administração que a experiência técnica e sectorial de Cedric Simonet, tendo trabalhado como executivo do sector mineiro em África e na Europa, proporcionará a melhor orientação e conhecimentos para a empresa durante a fase de desenvolvimento”, lê-se no site sul-africano
“Além disso, a nova directora financeira, Louise Adrian, assumirá funções após a admissão [da Altona à bolsa de valores], ela que foi controladora financeira e secretária da empresa nos últimos dois anos. O Conselho de Administração considera que a sua nomeação contribuirá para reforçar a governação financeira”.
Em Novembro do ano passado, a Altona Rare Earths firmou um empréstimo de cerca de 150 mil libras (mais de 11 milhões de meticais) para completar o seu programa operacional de investimento no Monte Muambe, este que é detentor de 1,1 triliões de toneladas de minerais em forma pura.