A equipa de gestão da implementação do Pacote de Medidas de Aceleração Económica (PAE), acompanhada por representantes dos Ministérios dos Recursos Minerais e Energia (MIREME), Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER) e Indústria e Comércio (MIC), realizou hoje uma reunião multissectorial sobre biocombustíveis.
Segundo uma nota partilhada, o encontro teve como objectivo colher contributos para o desenho do plano de implementação da medida 10 do PAE, que advoga a introdução de uma obrigatoriedade de mistura de combustíveis importados com os biocombustíveis.
A agenda discutida incluiu ainda a metodologia a ser adoptada para garantir a implementação das medidas, a apresentação da proposta preliminar do decreto que regula os biocombustíveis e suas misturas, a produção de matérias-primas e a implementação de infra-estruturas de armazenagem, entre outros pontos.
“O encontro serviu como um ponto de partida positivo para o sector privado, uma vez que promoveu um diálogo aberto entre os sectores e os intervenientes responsáveis pelo desenvolvimento e a implementação da medida”, avançou a nota.
Na reunião, participaram também representantes da ENI, TotalEnergies, Petromoc, Açucareira de Xinavane, Illovo Sugar e Tongaat Hulett e da EcoFarm, entre outras entidades.
O PAE foi anunciado em Agosto do ano passado pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi.