O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) nomeou Richard Kwaku Ofori-Mante director interino do Departamento de Finanças Agrícolas e Desenvolvimento Rural.
Antes da sua nomeação, era director da Divisão de Agricultura e Financiamento Rural, cargo que ocupava desde Novembro de 2017, liderando e gerindo a organização, estruturação e execução de transacções agro-industriais para as operações sem garantia soberana do Banco.
De acordo com o portal Further Africa, Richard Kwaku Ofori-Mante tem mais de 22 anos de experiência em mercados de capitais de dívida, projectos, empresas e finanças estruturadas, com um historial comprovado de utilização de estruturas financeiras inovadoras, soluções de mitigação de riscos e instrumentos de melhoria de crédito para mobilizar capital para vários projectos transformadores. A sua vasta experiência inclui o trabalho com o sector privado e com os Governos na estruturação e implementação de transacções de dívida empresarial e de financiamento de projectos, investimentos de capital, garantias, produtos de gestão de risco e empréstimos sindicados, entre outros. Emprestou também a sua experiência a transacções transfronteiriças multi-jurisdicionais, mais recentemente no sector do agro-negócio.
O agora director interino entrou para o banco em 2010 como analista Financeiro Principal. Em 2012, foi nomeado analista financeiro principal na Divisão de Serviços Técnicos Financeiros do Departamento de Tesouraria, onde contribuiu para algumas das transacções mais inovadoras nos mercados africanos, fornecendo soluções para projectos e clientes.
Antes de se juntar ao Grupo do Banco Africano de Desenvolvimento em 2010, Richard Kwaku Ofori-Mante foi gestor no Grupo de Transacções Financeiras da Deloitte Financial Advisory Services em Chicago, EUA, de 2004 a 2010. Tem um Master of Business Administration da Olin School of Business, Washington, e um Bachelor of Science em Mechanical Engineering University da University of Science and Technology, Kumasi, Gana. É também Chartered Financial Analyst (CFA).