Existem alimentos que fazem bem a um órgão, outros que fornecem os nutrientes necessários para outras funções do corpo. Contudo, há ainda um conjunto de ingredientes fundamentais na alimentação que são bastante equilibrados e que devia comer todos os dias.
A dietista Sydney Greene, citada pelo portal Notícias ao Minuto, apresentou os alimentos que não devem faltar na alimentação diária e as suas razões.
Couve kale
Considerada um superalimento, a couve kale é muito bem vista no quesito nutricional. É saudável (rica em substâncias benéficas) e versátil, pois pode ser usada na preparação de saladas, sopas, quiches, risotos, sanduíches e outras receitas diferenciadas.
Segundo a dietista, este é um dos alimentos que não pode (nunca) faltar, porque fornece uma série de vitaminas muito importantes, incluindo a K. “O cálcio não é o único nutriente necessário para a saúde dos ossos, já que a vitamina K também é crucial para os manter fortes e saudáveis”, explica.

Mirtilo
Também conhecido em algumas regiões como blueberry, é um fruto muito rico em antioxidantes, vitaminas e fibras, cujas propriedades ajudam a melhorar a saúde cardiovascular, a proteger o fígado, controlar a diabetes e, ainda, a melhorar a memória.
“O mirtilo é muito poderoso, rico em antioxidantes e apresenta propriedades anti-inflamatórias, o que contribui para a protecção do corpo contra danos oxidativos”.

Nozes
Têm uma grande variedade de gorduras boas, chamadas de poli-insaturadas, que são melhores para a saúde do que as saturadas. Além disso, aliviam um tipo de inflamação que pode levar a doenças cardíacas e assim reduzem as possibilidades de sofrer um ataque cardíaco.
“Estas oleaginosas contêm ómegas três, têm um efeito anti-inflamatório e podem ser uma das razões pelas quais são tão boas para o cérebro”, realça.

Sementes de chia
Na sua alimentação diária não se deve esquecer das sementes de chia. Previnem o envelhecimento precoce, afastam doenças cardíacas, controlam e previnem diabetes, fortalecem a imunidade e ajudam a prevenir o cancro. Por conterem cálcio, também colaboram para manter os ossos e os dentes mais saudáveis.
