Ensinar os mais novos desde cedo o que é o dinheiro e a sua importância é crucial para terem noção de alguns conceitos-base que os ajudarão a lidar com as suas finanças pessoais, nomeadamente o valor do dinheiro e a importância de o saber gerir.
A técnica dos três mealheiros é uma forma de ajudar os mais novos a gerirem o seu dinheiro e cada um tem uma finalidade diferente – gastar, poupar e ajudar.
No mealheiro “gastar” deve ser colocado o dinheiro para as despesas já existentes ou para aquelas que a criança pretende realizar no imediato.
O mealheiro “poupar” serve para colocar dinheiro de parte para futuras compras ou projectos, além de ser uma forma de ir ganhando o hábito de guardar sempre uma parte do que recebe para criar poupança.
Por fim, o mealheiro “ajudar” tem como objectivo introduzir à criança uma noção de solidariedade e partilha.
Desta forma, os mais novos vão perceber que não devem gastar tudo aquilo que recebem e que a sua semanada ou mesada deve ser rentabilizada de várias formas.
Os pais devem procurar ensinar os filhos a gerirem o seu dinheiro mas sem interferirem nas escolhas dos mais novos. Se, por exemplo, a criança gastar toda a semanada ou mesada, devem, ao invés de dar mais dinheiro, explicar-lhe as limitações do mesmo. A semanada e a mesada vão incutir-lhes a noção de responsabilidade de tomar decisões sobre o seu dinheiro.
É também importante incluir as crianças nas conversas sobre as despesas familiares, de forma que estas entendam que o dinheiro não é um recurso inesgotável. E, claro, dar o exemplo. Ao presenciarem boas práticas de gestão do orçamento familiar, os mais novos vão perceber melhor como devem agir.
Fonte: Doutor Finanças