O Japão está a desenvolver uma tecnologia capaz de transmitir energia solar gerada no espaço para a Terra através de microondas. De acordo com a notícia do jornal Nikkei, a iniciativa está a ser desenvolvida através de uma parceria público-privada e os testes estão previstos para 2025.
O projecto consiste em colocar painéis solares no espaço, a uma altitude de 36 mil quilómetros, para gerar energia através de pequenos satélites em órbita, que será depois transformada em microondas e enviada para estações terrestres para ser convertida em electricidade.
Estas microondas podem mesmo ser transmitidas independentemente do tempo e das condições climáticas e atravessar as nuvens. A investigação é actualmente liderada pelo professor da Universidade de Quioto, Naoki Shinohara, que tem trabalhado na energia de microondas desde 2009.
Em 2015, o professor realizou com sucesso uma experiência de transmissão horizontal de energia de microondas de 50 metros. Depois, em 2018, conseguiu efectuar uma transmissão vertical na mesma distância.
O Japão não é o único país a investir na tecnologia de energia solar no espaço através de microondas. O Laboratório de Investigação da Força Aérea dos EUA e o Instituto de Tecnologia da Califórnia também estão a trabalhar num projecto semelhante, à semelhança da Universidade de Chongqing, na China, e da Agência Espacial Europeia (ESA).