A Standard & Poor’s (S&P) revelou nesta quinta-feira, 1 de Junho, que o crescimento económico nas principais economias da África Subsaariana, incluindo a Moçambique, vai desacelerar este ano, devido ao fraco crescimento global acompanhado das elevadas taxas de juros que impedem o investimento.
Num relatório de pesquisa citado pela Reuters, a agência de classificação avançou que prevê que o Produto Interno Bruto (PIB) de oito países da África Subsaariana – Angola, República Democrática do Congo, Etiópia, Gana, Quénia, Moçambique, Nigéria e África do Sul – alcance apenas 2,9% em 2023.
“O ambiente económico continua longe de ser favorável ao crescimento, reflectindo elevada incerteza política e stress financeiro sistémico acima da média. Os formuladores de políticas enfrentam um dilema complicado relacionado com a gestão da dívida pública, sem esquecer as taxas de juros que são mais altas, e com a estabilidade macroeconómica.”, explicou a agência.
No entanto, a entidade esclareceu que o fim da pandemia do covid-19, a reabertura dos sectores de turismo e a queda dos preços de alimentos e combustíveis deverão trazer algum alívio, acrescentou a S&P.