A competição de startups 929 Challenge regressa este ano para a sua 3ª edição com um valor total dos prémios oferecidos superior a 20 000 dólares. O evento co-organizado pelo Fórum Macau visa desenvolver a criação de ideias de negócios que liguem a China e os países de língua portuguesa, com equipas do mundo lusófono a competir outras da área da Grande Baía, a maior região global de produção industrial.
Em comunicado de imprensa emitido esta quarta-feira, 30 de Maio, a equipa da 929 Challenge explica que, tal como na última edição, os participantes serão oriundos das nove principais cidades da província de Cantão, das duas regiões administrativas especiais de Macau e Hong Kong, e dos nove países da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
As equipas concorrentes serão divididas em duas categorias: uma para universidades e outra para startups. Segundo os organizadores do evento, “a competição pretende desencadear o espírito empreendedor na China e em países de língua portuguesa, criar ideias de negócios sustentáveis e fortalecer as relações comerciais transfronteiriças”.
As equipas interessadas poderão apresentar as suas candidaturas entre Junho e Setembro, com os seleccionados a poder apresentar os seus projectos a um painel de investidores numa final agendada para Outubro, quando o Fórum de Macau celebrar 20 anos.
O Fórum de Macau é um mecanismo multilateral de cooperação intergovernamental que visa consolidar o intercâmbio económico e comercial entre a China e os países de língua portuguesa, dinamizar o papel de Macau enquanto plataforma daqueles países e fomentar o desenvolvimento comum.
Em linha com estes objectivos, o 929 Challenge oferece aos empreendedores e startups participantes diferentes benefícios, nomeadamente uma maior visibilidade internacional, a construção de redes de contactos, atrair e captar potenciais investidores e clientes, além de receber um feedback construtivo de profissionais experientes.