O vice-ministro vietnamita da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nguyên Quôc Tri, manteve em Maputo um encontro de trabalho com o seu homólogo moçambicano, Olegário Banze, no qual as partes avaliaram os projectos agrícolas em curso nos dois países e traçaram perspectivas para o futuro.
A reunião que aconteceu nesta segunda-feira (29) inseriu-se nas actividades da delegação vietnamita no âmbito da participação na quarta reunião do Comité Conjunto Intergovernamental Vietname-Moçambique.
Na ocasião, Nguyên Quôc Tri compartilhou as conquistas do desenvolvimento agrícola no Vietname, recordando que, até à década de 1980, o seu país sofria de grave escassez de alimentos, sendo, actualmente, um dos principais produtores e exportadores do mundo.
“Essas conquistas no sector agrícola e no desenvolvimento rural ajudaram a garantir a subsistência dos agricultores e lançámos as bases para o progresso económico do Vietname”, clarificou.
Em relação à cooperação bilateral com Moçambique, o governante vietnamita anunciou que os dois países estão a coordenar a pesquisa e desenvolvimento de árvores comestíveis, revelando que o Vietname já enviou vários especialistas e técnicos ao País para ajudar neste sentido.
Por seu turno, Olegário Banze agradeceu ao Vietname pela ajuda prestada, não só no sector agrícola, como também noutras áreas como a educação, saúde e telecomunicações.
“Moçambique dá importância ao desenvolvimento da agricultura e das zonas rurais e pretende ganhar experiência do Vietname no processamento da castanha de caju. Esperamos que sejam compartilhadas experiências na construção e gestão de sistemas de irrigação e drenagem, bem como no aproveitamento das safras de alimentos disponíveis para produzir ração animal ou desenvolver a indústria de lacticínios”, salientou.