Realizada no último domingo, 28 de Maio, a maior competição nacional de corrida, a Absa Meia Maratona, juntou mais de três mil participantes que fizeram um percurso de 21km, na capital do País, partindo da ponte no sentido Katembe-Maputo.
A iniciativa foi organizada pelo Absa Bank Moçambique e a MDR Sports, e contou com o apoio de mais de 400 pessoas. Em termos de inovação, este ano a corrida trouxe um novo recurso, que consistia na inserção de um chip nos dorsais de cada atleta.
A meta foi cortada aos 01:07:15h por Abendinico Mashaba (Homens) e aos 01:35:03h por Ester Chiweia (Mulheres), culminando com a entrega de prémios na praça do município da Cidade de Maputo.
Simultaneamente, com a partida da Meia Maratona, foi também realizada a Corrida da Família, uma iniciativa sem fins competitivos, com o principal objectivo de criar hábitos de vida saudável e permitir a participação a todos os amantes da modalidade, bem como a Corrida Especial, iniciativa dedicada a crianças com necessidades especiais, trazendo, desta forma, o factor de inclusão ao evento com mais de 200 participantes.
De acordo com um comunicado de imprensa a que o DE teve acesso, o apoio à prática do desporto é uma das prioridades do plano de cidadania do Absa Bank Moçambique, pela sua importância na transmissão de valores e escolhas positivas para a vida.
A próxima Absa Meia Maratona de Maputo já está agendada para o dia 26 de Maio de 2024.