O vice-ministro vietnamita da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Nguyên Quôc Tri, destacou nesta terça-feira (30) a existência de potencialidades e oportunidades de investimento na cooperação com Moçambique, com destaque para as áreas da tributação, comércio, agricultura, aquacultura, educação e saúde.
Intervindo durante a quarta reunião do Comité Conjunto Intergovernamental Vietname-Moçambique, Nguyên Quôc Tri disse que os dois países estão empenhados em cooperar mais no sector comercial e promover a agricultura, no sentido de alcançar o desenvolvimento.
“Estamos determinados em retomar a cooperação, após quase dez anos de interrupção por vários motivos, incluindo a recente pandemia do covid-19, que afectou significativamente a cooperação bilateral”, salientou.
Nguyên Quôc Tri revelou que, no encontro, as partes trocaram informações sobre a situação económica, social, comercial e de investimento estrangeiro de cada país, tendo também analisado e avaliado a implementação de vários acordos.
Em representação de Moçambique, o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Manuel Gonçalves, sublinhou também que a reunião foi um “sucesso”, frisando que os dois países têm muito boas relações políticas e diplomáticas e mantêm sempre intercâmbios entre as delegações.
“Esta reunião decidiu um programa de cooperação até 2026. No encontro, concordámos que a quinta reunião do Comité se realizará em Hanói”, informou.