O director da TotalEnergies em Moçambique, Maxime Rabilloud, garantiu esta terça-feira, 30 de Maio, em Pemba, que o projecto da Fundação da companhia é um compromisso de longo prazo a ser desenvolvido em estreita colaboração com o Governo dentro do quadro estabelecido pelo Programa de Resiliência e Desenvolvimento Integrado do Norte de Moçambique (PREDIM) e Agência do Desenvolvimento Integrado Norte (ADIN).
O gestor da TotalEnergies falava no quadro da realização, na capital provincial de Cabo Delgado, da cimeira da indústria e energia, evento que decorre desde ontem e junta alguns membros do Governo Central e provincial, sector privado e representantes das organizações da sociedade civil à busca soluções conjuntas para dinamizar o desenvolvimento socioeconómico da província, tendo como base a exploração sustentável dos recursos energéticos.
Recorrendo a exemplos, o director da TotalEnergies apontou que recentemente a companhia apoiou a reabilitação de uma estrada em Palma, acção que, no seu entender, não teria sido possível sem a liderança do Governo provincial.
“Significa que as acções são realizadas em coordenação com o Governo. Há acções que estão a ser realizadas no sector da agricultura que também não teriam êxito sem a coordenação com a Secretaria do Estado. O propósito da fundação é mesmo trabalhar dentro das perspectivas do Governo juntamente com outras organizações ligadas ao desenvolvimento”, referiu Maxime Rabilloud, citado pelo jornal notícias.
O CEO acrescentou que o que se pretende é trabalhar de forma inclusiva, envolvendo outros parceiros, como o Banco Mundial, as Nações Unidas e as organizações da sociedade civil para que os projectos sejam abrangentes.
Refira-se que a ideia da criação de uma Fundação da TotalEnergies para apoiar projectos na região Norte segue as recomendações de Christophe Rufin, consultor contratado pela petrolífera francesa para avaliar a situação humanitária e depois decidir se pode retomar as obras de construção de uma petroquímica em Afungi, interrompida em 2021, após um ataque de terroristas nas proximidades.