Como parte de uma nova campanha para combater o aquecimento global, a cervejeira americana Budweiser e a agência francesa BETC Paris, em parceria com o estúdio de design alemão Frog, conceberam e lançaram o Bud Ground Cooler – um frigorífico sustentável sem electricidade que desce abaixo dos 6°C (43°F).
O Bud Ground Cooler foi inspirado nas técnicas de refrigeração utilizadas na antiguidade pelos egípcios e pelas civilizações do Vale do Indo, que aproveitavam as propriedades de refrigeração geotérmica do solo para manter as coisas frescas.
“O Bud Ground Cooler é uma verdadeira inovação que apoia as comunidades carenciadas com coisas simples que, nos países desenvolvidos, tomamos como garantidas”, afirmou David Martin Angelus, director criativo da BETC Paris. “Uma solução inovadora de baixa tecnologia e zero emissões que pode ser ampliada e ser boa para as empresas, as pessoas e o planeta”, acrescentou.
O design do Bud Ground Cooler é também extremamente prático para países que sofrem de calor extremo. Com uma parte superior semelhante a um guarda-chuva que protege do sol escaldante, o frigorífico também oferece sombra contra o calor.
Actualmente utilizado em Marrocos, a Budweiser planeia instalar mais Bud Ground Coolers em várias regiões com problemas de electricidade.
Babatope Aiku, engenheiro de Sustentabilidade da Frog, especialista em inovação e estratégias digitais, dá uma visão mais detalhada do funcionamento do Bud Ground Cooler: “Para esta inovação, modernizámos uma solução de refrigeração subterrânea tradicional e levámo-la mais longe. Colocámos nove vasos de barro cilíndricos, que contêm as bebidas, quatro metros abaixo do solo, onde o ar é refrescado pela evaporação. Com os novos vasos cilíndricos de barro de alto desempenho, duplicámos a circulação de ar, aumentando a frescura. O ar fresco abaixo do solo é arrefecido ainda mais graças a uma corrente de ar que passa por um mastro de 4,5 metros de altura, num processo conhecido como efeito Venturi. O ar fresco acima flui simplesmente pelo tubo directamente para o solo, arrefecendo as cervejas a menos de oito graus. Trata-se de uma verdadeira proeza técnica: o Ground Cooler é agora o primeiro frigorífico sem electricidade que atinge menos de 8°C, é sustentável e arrefece até 300 bebidas a menos de 6°C. Houve muitas tentativas de modernizar o sistema, mas este é o único que funciona abaixo dessa temperatura sem necessidade de uma fonte de alimentação”, explicou.