A cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, é hoje, 30 de Maio, palco da Cimeira de Energia e Indústria, um evento que junta representantes do Governo, sector privado, academia e sociedade civil para debater o futuro destes sectores no País.
Trata-se de uma iniciativa que vai acontecer em duas fases, sendo que a primeira edição é esta que arranca hoje em Pemba, e a segunda será em Maputo nos dias 6 e 7 de Junho.
A cerimónia de abertura será dirigida pelo primeiro-ministro, Adriano Maleiane, em representação do Presidente da República, Filipe Nyusi.
Para o efeito, o ministro da Indústria e Comércio, Silvino Moreno, que falava esta segunda-feira na reunião de boas-vindas, “Cabo Delgado é uma província de oportunidades, no panorama do desenvolvimento económico e social do País, apesar dos desafios relacionados com o terrorismo”.
Por sua vez, o secretário de Estado de Cabo Delgado, António Supeia, disse que um dos objectivos desta cimeira consiste na promoção da participação de todos os actores no processo da reconstrução da província.