O secretário de Estado e o governador da província de Cabo Delgado, António Supeia e Valige Tauabo, respectivamente, lançaram na última sexta-feira (26) a primeira pedra da construção do Parque Industrial de Afungi, no distrito de Palma, no âmbito da iniciativa “CD Parks” do Governo provincial.
Segundo escreve o portal da MozParks (principal promotor e operador de parques eco-industriais multissectoriais em Moçambique), o lançamento da primeira pedra constitui um marco histórico para a província de Cabo Delgado. “Os Parques de Cabo Delgado (CD Parks) são uma iniciativa do Governo de Cabo Delgado destinada a aproveitar as oportunidades económicas oferecidas pela província no sentido de promover o desenvolvimento sustentável e equitativo das empresas e comunidades locais”.
A CD Parks vai construir uma rede de cinco parques agro-industriais, co-desenvolvidos e operados pela MozParks, que estarão localizados perto dos grandes projectos mineiros e energéticos em Ancuabe, Balama, Montepuez e Palma, e com um parque logístico em Pemba.
Os parques trabalharão com Pequenas e Médias Empresas (PME) e fornecedores locais para apoiar esses projectos e impulsionar a industrialização e a criação de empregos. Os centros de negócios também serão operados em todos os distritos para garantir a participação de toda a província.
Ao reconhecer a importância desta iniciativa, o governador de Cabo Delgado disse que “esta pedra é para nos dar esperança de que, no futuro, teremos mais gente a trabalhar”.
A iniciativa dos Parques Industriais de Cabo Delgado abrange os distritos de Palma em Afungi, Ancuabe, Montepuez e Balama, visando impulsionar o desenvolvimento económico e promover oportunidades de emprego na região.