O ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos (MOPHRH), Carlos Mesquita, garantiu que já foram eleitas 35 acções de intervenção imediata, orçadas em dois milhões de dólares, no âmbito do Projecto de Desenvolvimento Urbano do Norte de Moçambique (PDUNM), que já está na fase efectiva.
Citado pela Agência de Informação de Moçambique, o governante anunciou o facto esta segunda-feira, 29 de Maio, na cidade de Nampula, no decurso da 1.ª sessão do Comité Consultivo do PDNUM, que reúne Governo, financiadores e implementadores.
O PDNUM é um programa desenhado pelo Governo, com o apoio do Banco Mundial, orçado em 100 milhões de dólares a ser implementado entre 2022 e 2026, que tem como objectivo estratégico melhorar o acesso a infra-estruturas urbanas e as condições de vida em quatro cidades seleccionadas na zona norte do País, designadamente Nampula e Nacala (província de Nampula), Pemba e Montepuez (Cabo Delgado).
“Neste momento, estão em curso estudos e projectos para assegurar a implementação plena de todas as componentes aqui mencionadas. No entanto, porque estamos conscientes da necessidade de gerar resultados imediatos, identificámos 35 acções de intervenção, na componente infra-estrutura urbana e serviços básicos, cujas obras deverão estar prontas durante o ano 2023. As acções acima referidas compreendem um investimento de cerca de dois milhões de dólares”, anunciou Carlos Mesquita.
Segundo o governante, as obras incluem a reabilitação de dez escolas, três centros de saúde, cinco centros comunitários, dois mercados e iluminação de seis bairros, nos quatro municípios mencionados no projecto.