O Terminal de Contentores do Porto da Beira, concessionado à Cornelder de Moçambique (CdM), registou uma subida de 47 pontos no Índice de Desempenho de Terminais de Contentores (CPPI) em 2022, passando de 270.º para 223.º (num total de 348 portos avaliados a nível mundial), consolidando a sua posição como o terminal de contentores mais eficiente da África Austral depois de ter sido eleito pela primeira vez em 2021.
O Índice de Desempenho de Terminais de Contentores é produzido pelo Banco Mundial e classifica os portos numa abordagem estatística, tendo como base o tempo de espera do navio no porto. As classificações são baseadas numa variedade de factores de eficiência.
Para a Cornelder (empresa de logística), este progresso é o resultado de várias medidas estratégicas adoptadas nos últimos anos, destacando-se os investimentos em infra-estruturas e equipamentos, bem como a melhoria da eficiência e da produtividade.
De acordo com a concessionária, que explora o porto há 25 anos, durante este período, “foram feitos investimentos substanciais em várias áreas, incluindo a construção de uma nova entrada para o terminal de contentores, a reabilitação das instalações existentes, a pavimentação de áreas adicionais, e a aquisição de novas gruas e outros equipamentos operacionais”.
“Foram também desenvolvidas aplicações internas como o C-GATE (uma aplicação baseada em Inteligência Artificial em dispositivos portáteis e portais de digitalização para chegadas e partidas de contentores), o CDMS (um portal de clientes para apresentação de documentos), o CommTrac (um sistema operativo para o Terminal de Carga Geral) e o TPS – Truck Positioning System. Estes investimentos contribuíram para melhorar a eficiência e a produtividade do porto, tornando-o uma opção mais atractiva para as companhias de navegação”, lê-se no comunicado divulgado pela concessionária.
Além disso, foram implementadas várias iniciativas para melhorar a eficiência e a produtividade do porto, com destaque para a introdução de melhores procedimentos operacionais, a formação do pessoal e a utilização de novas tecnologias. “Estas iniciativas ajudaram a reduzir os prazos de entrega e a melhorar o desempenho global do porto”.
O porto da Beira é o segundo maior de Moçambique e constitui um importante motor da economia do País, sendo igualmente uma via de entrada para o comércio com os países da região, movimentando uma grande variedade de carga contentorizada e a granel.