A África do Sul concedeu na última semana à empresa de energia turca, Karpowership, o acesso a três portos do país por um período de 20 anos para colmatar a crise de electricidade no país, relata o portal Futher Africa.
“O Departamento Nacional de Transportes pronunciou-se sobre a aprovação do pedido de concessão de acesso à Karpowership aos três portos de Ngqura, Durban e Saldanha Bay por um período de 20 anos”, divulgou em comunicado o Governo sul-africano.
Pretória indicou que o pedido da operadora turca foi aprovado em 26 de Fevereiro de 2023, acrescentando que a autoridade pública responsável pela gestão dos portos do país, a Transnet National Ports Authority (TNPA, na sigla em inglês), “foi consultada e apoiou a aprovação do pedido”.
A empresa procura desde 2021 fornecer electricidade à África do Sul produzida a partir de navios ancorados ao largo da costa sul-africana.
A operação, que tem sido adiada desde Agosto do ano passado por acções judiciais e contestações de ambientalistas, tem divido o executivo do Presidente Cyril Ramaphosa, sob pressão para resolver a crise de electricidade no país, que enfrenta apagões regulares de pelo menos 12 horas por dia.
A imprensa sul-africana avançou que está pendente o processo de aprovação ambiental da operadora turca junto do Ministério das Florestas, Pescas e Meio Ambiente da África do Sul.
A empresa pretende estacionar uma embarcação de 450 MW, em Durban, leste do país, uma segunda de 320 MW no porto de Saldanha, na costa oeste, estando previsto um terceiro navio com capacidade para produzir 450MW de electricidade no terminal portuário de Ngqura, na cidade de Port Elizabeth, sudeste do país, segundo a imprensa local.