Os Estados Unidos da América (EUA), no âmbito da parceria existente com Moçambique, abriram em Março do ano passado, no Hospital Militar de Maputo, o primeiro centro de formação da Associação Nacional de Técnicos de Emergência Médica (NAEMT), aprovado para leccionar cursos ligados aos Cuidados Tácticos de Combate a Acidentes (TCCC, na sigla em inglês) e com certificação.
“O curso de TCCC fornece instruções sobre técnicas e estratégias baseadas em evidências, que salvam vidas e ajudam a fornecer os melhores cuidados de trauma no campo de batalha. Na sequência dos dois cursos de TCCC realizados entre os meses de Abril e Maio, 40 médicos moçambicanos obtiveram a certificação. Além disso, 42 soldados moçambicanos concluíram o curso de salvamento em combate”, revela uma nota divulgada pela Embaixada dos EUA em Moçambique.
Dando mais detalhes, a nota explica que o curso de salvamento em combate serve para preparar o pessoal não médico com as competências necessárias para salvar vidas em situação de emergência, enquanto se aguarda pela chegada dos médicos.
“Os instrutores moçambicanos já certificados em TCCC serão responsáveis por conduzir os cursos subsequentes, seguindo a orientação de formadores americanos”, indica.
O Hospital Militar de Maputo é o primeiro e único que dispõe de um centro de formação da NAEMT em Moçambique e autorizado a ministrar o curso de TCCC, cujo objectivo é melhorar as capacidades de tratamento das vítimas em zonas de combate, garantindo a existência de pessoal formado que possa responder rapidamente.