O whisky é uma bebida da Escócia, mas tornou-se tão bem-sucedida em todo o mundo que deu origem a várias versões. Apesar de existirem whiskies baratos, também há marcas de grande relevância que custam milhões de dólares. Estes são os cinco whiskies mais caros do mundo:
1. Isabella’s Islay (6,2 milhões de dólares)
Produzido no Reino Unido, o whisky mais caro do mundo é, na verdade, uma arte de joalharia. A sua garrafa de cristal inglês é coberta por 8500 diamantes, 250 rubis e 11 kg de ouro branco. A bebida provém de um barril de malte muito antigo da ilha de Islay, e os produtores garantem que não há filtragem, aditivos ou corantes no líquido. Este whisky custa 6,2 milhões de dólares.

02. The Emerald Isle Collection (dois milhões dólares)
Este conjunto foi uma criação da fabricante de whiskies irlandesa The Craft Irish Whiskey Company, numa parceria com a joalharia russa Fabergé, conhecida pelos seus ovos de luxo. A caixa é de nogueira e junta duas garrafas de whisky irlandês com 30 anos, que foi destilado três vezes e envelheceu em barricas de carvalho.
Nesta Emerald Isle Collection junta-se ainda um ovo Fabergé, em ouro amarelo com 18 quilates e diamantes, um relógio Altruist, em ouro rosa com 22 quilates e pintado à mão, dois charutos e um cortador de charuto banhado a ouro.
O whisky foi leiloado em 2021, nos Estados Unidos, e o valor recebido pela The Emerald Isle Collection teve como destino uma instituição de caridade que beneficiava pesquisas sobre cancro infantil.

3. The Macallan 1926 Fine & Rare (1,9 milhão de dólares)
A icónica fabricante de whiskyies escocesa, The Macallan, quebrou um recorde mundial em Outubro de 2019 e passou a ser a bebida espiritual mais cara de sempre, ao ser leiloada por 1,9 milhões de dólares. Produzido em 1926, o whisky só foi aberto em 1986, depois de passar 60 anos num barril histórico da marca. De acordo com a revista Forbes, há apenas 14 garrafas do whisky Macallan 1926 com o selo ‘Fine and Rare’ (Fino e Raro).

4. The Macallan Valerio Adami – 1926 (1,1 milhão dólares)
Com o mesmo processo de envelhecimento do The Macallan 1926 Fine & Rare, o diferencial deste é a sua garrafa, que traz um rótulo exclusivo feito pelo artista pop italiano Valerio Adami. Em Maio de 2018, foi vendido para um comprador anónimo pela casa de leilões escocesa Bonhams. Um dos especialistas da empresa descreveu-o como “uma das garrafas mais raras e desejáveis já produzidas”.

5. The Yamazaki 55 Year Old Single Malt Whisky (1,1 milhão dólares)
Este rótulo carrega história. Além de ser o whisky japonês mais caro do mundo, é o mais antigo, aberto em 2020, depois de um processo de envelhecimento de 55 anos. Produto da House of Suntory, a mais antiga destilaria do Japão, pode ser encontrado no mercado por até 1,1 milhão dólares.
