A OpenAI, empresa que desenvolveu o ChatGPT, anunciou, esta quinta-feira, 25 de Maio, a expansão da disponibilidade da sua aplicação para os utilizadores em mais 11 países. Entre as nações escolhidas, a Nigéria destaca-se como a primeira em África a ter acesso.
Esta mudança representa um marco para a OpenAI e para o continente africano, à medida que o inovador chatbot chega a um leque diversificado de utilizadores globais.
Há uma semana, a empresa lançou a aplicação móvel ChatGPT exclusivamente para iOS nos Estados Unidos. No entanto, com a mais recente expansão, os utilizadores da Albânia, Croácia, França, Alemanha, Irlanda, Jamaica, Coreia, Nova Zelândia, Nicarágua e Reino Unido terão agora a oportunidade de descarregar a app directamente da App Store. De acordo com uma publicação recente do portal Innovation Village, há planos para lançar uma versão Android num futuro próximo.
Ao iniciar a aplicação, os utilizadores são recebidos com uma caixa de texto na parte inferior do ecrã, semelhante à interface familiar das aplicações de mensagens. Nela, podem escrever as suas questões ou utilizar a funcionalidade de reconhecimento de voz incorporada da Apple ou o sistema de reconhecimento de voz Whisper da OpenAI para introdução de voz.
Assim que um pedido é enviado, a OpenAI processa a consulta e fornece imediatamente uma resposta gerada pela Inteligência Artificial (IA). Os utilizadores podem continuar a conversa, dar informações adicionais ou solicitar uma resposta diferente. A aplicação suporta ainda blocos de código, permitindo que os utilizadores copiem e colem convenientemente as respostas, conforme necessário.
Por predefinição, o ChatGPT retém o histórico de conversação para efeitos de treino do modelo. Com esta opção activada, os utilizadores também podem aceder às suas conversas no ambiente de trabalho. É importante notar que a desactivação da partilha de dados também desactivaria a funcionalidade do histórico de conversações.
Para os subscritores do ChatGPT Plus, a aplicação móvel dá acesso às capacidades avançadas do GPT-4. Os membros Plus terão tempos de resposta mais rápidos, tornando as suas interacções com o chatbot ainda mais eficientes. A subscrição do ChatGPT Plus está disponível a um custo de 20 dólares por mês, equivalente a 1265 meticais.
A expansão da aplicação ChatGPT para estes 11 novos países, com a Nigéria como único representante africano, simboliza o empenho da OpenAI em envolver-se com a comunidade tecnológica africana e em expandir o acesso às tecnologias de IA em todo o continente.